Pesquisa Webgráfica em Teses, Dissertações e Periódicos da área de Educação Física

Tema da pesquisa
  
Exercícios Físicos nas Aulas de Educação Física

ARTIGOS

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

RESUMO
A promoção de saúde é um tema muito debatido nos últimos anos. Busca-se uma estratégia promissora para o embate aos inúmeros problemas de saúde que modernamente afetam os seres humanos. A promoção de saúde é disciplina de destaque nos processos educativos, sendo baseada na construção de estilos de vida mais saudáveis, bem como na criação de ambientes favoráveis à saúde. O profissional de Educação Física e a instituição educacional são fundamentais nesse processo, pois possibilitam uma educação baseada na promoção da saúde, motivando os alunos a praticarem atividades físicas regularmente. Assim, harmoniza-se corpo e mente, atuando diretamente na prevenção e no combate a diversas patologias. A pesquisa em apreço busca compreender a importância da Educação Física Escolar na promoção da saúde dos alunos, utilizando práticas que envolvem a cultura corporal de movimento. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, realizada através de pesquisas em artigos científicos, livros e sites da Internet. Após os estudos realizados, foi possível perceber que ao integrar jogos, esportes, danças e brincadeiras nas aulas de Educação Física ampliam-se as possibilidades de movimento dos escolares. Orientá-los para a importância da prática de exercícios físicos regulares, aliados à alimentação equilibrada e saudável, é imprescindível para que tenham condições de realizar escolhas de forma adequada, crítica, reflexiva e sensível para suas vidas.
Palavras-chave: Educação Física, Escola, Promoção de Saúde.
Referência: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo Do Conhecimento, Ano 01. VOL. 10 Pp. 171-185. Novembro de 2016 

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA

RESUMO
Esse estudo apresenta a importância da atividade física na infância, no qual vai além da estética, ajudando a prevenir doenças, muitas das quais surgidas silenciosamente. Sendo assim, foi realizado um paralelo entre a criança e a atividade física, sendo um importante instrumento para auxiliar no crescimento e desenvolvimento motor da criança e que pode ser fundamental na vida adulta, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social, onde se mostra a cultura corporal e acima de tudo os seus benefícios. Partindo desta visão foi realizada uma revisão bibliográfica, considerando as contribuições de autores como: KAMEL (2001), NETO (1999) e FREIRE (1997) uma vez que a atividade física é desde a infância o meio pelo qual a criança afirma sua independência e seus primeiros contatos sociais, sendo fundamental ao seu desenvolvimento psicofísico de forma geral.
Palavras-Chave: Atividade Física, Infância, Importância, Benefícios.
Referência: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 01, pp. 92-103, Agosto de 2018.

PERCUSSÃO CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

RESUMO
Este estudo tem por objetivo discutir as contribuições do trabalho de percussão corporal nas aulas de Educação Física escolar. Para essa finalidade utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica. Muito se discute sobre as propostas de conteúdos possíveis de serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física escolar, algumas discussões, inclusive, apontam as dificuldades devido aos poucos recursos físicos e materiais disponíveis para o desenvolvimento das aulas. A percussão corporal pode ser uma proposta a ser desenvolvida independentemente das condições que o professor tenha. Ela atende, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), ao conteúdo Atividades Rítmicas e Expressivas, e proporciona práticas que fogem dos tradicionais conteúdos como as modalidades esportivas. A percussão corporal auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, na memória, melhora o raciocínio e concentração, ajuda na criatividade e na noção rítmica. Favorece o desenvolvimento motor do educando fazendo com que ele tenha boa coordenação e consciência corporal, desenvolve habilidades e expressões, noção de tempo e de espaço e organização do meio em que vive. Seifert (2010) indica que, além dos fatores já apontados, a percussão corporal contribui para a (re) descoberta do próprio corpo, traz bem-estar físico e mental, além de melhor interação e sociabilização. Concluímos que esse estudo contribui no sentido de despertar a atenção do professor de Educação Física sobre esse conteúdo e consequentemente sugere maior número de pesquisas sobre a aplicação da percussão corporal nas aulas, possibilitando um trabalho mais variado, de melhor participação e motivação dos alunos, valorizando a cultura corporal de movimento.
Palavras-chave: Percussão Corporal, Educação Física, Educação Física Escolar, Conteúdos.
Referência: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 08. Ano 02, Vol. 03. pp 69-85, Novembro de 2017.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A OBESIDADE INFANTIL

RESUMO
A obesidade infantil é um grande problema de saúde pública, que eleva os índices de morbidade e mortalidade entre as crianças. A pesquisa em foco possui como objetivo compreender a importância da Educação Física escolar como fator de prevenção contra a obesidade infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi a revisão de literatura, com busca de artigos publicados em bases on-line de dados científicos. É homogêneo entre os autores que os fatores sedentarismo e má alimentação são determinantes para a manutenção da obesidade. Minimizar o tempo em frente à televisão e escolher comidas saudáveis são condutas que auxiliam na perda do peso excedente. Demonstrar para as crianças o lado positivo de um estilo de vida saudável é papel dos pais e da escola. Durante as aulas de Educação Física deve ser proporcionada à criança o contato com variadas de atividades, devidamente monitoradas por um profissional da área, desenvolvendo diversos aspectos psicomotores. É importante que a escola desenvolva um trabalho junto às crianças, para que aprendam a escolher bem seus alimentos, pautando-se pelo seu valor nutricional.
Palavras-chaves: Educação física. Obesidade infantil. Prevenção. Tratamento.
Referência: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo Do Conhecimento, Ano 1. Vol. 10,  Pp. 87-101.  Novembro De 2016.

RECREAÇÃO ESCOLAR: O BRINQUEDO A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

RESUMO
A recreação é a práticas de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria, o prazer de forma individual ou coletiva. As atividades recreativas envolvendo jogos, brinquedos e brincadeiras podem ser desenvolvidas em escolas, clubes, empresas, acampamentos, dentre outros espaços.  No contexto escolar além dos aspectos citados, as atividades recreativas visam o desenvolvimento integral dos educandos nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores. Desta forma, esta pesquisa inscreve-se como um trabalho que busca compreender a importância das atividades recreativas envolvendo o brinquedo, a brincadeira e o jogo, como práticas corporais da Educação Física Escolar, capaz de contribuir para o desenvolvimento integral dos educandos. A metodologia utilizada no presente estudo foi através de pesquisas em artigos científicos, livros, e sites da Internet. Após os estudos realizados, foi possível perceber que as atividades recreativas, envolvendo o brinquedo, a brincadeira e o jogo, são caracterizadas como organizações lúdicas importantes para o desenvolvimento das crianças. Além de possibilitar a flexibilização de regras, de espaço, de tempo, de movimentos, ampliando as habilidades básicas, as atividades recreativas favorecem também ampla participação e convivência entre os jogadores, promovendo o desenvolvimento geral do ser humano, nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais. Portanto, as práticas lúdicas e recreativas devem fazer parte do curricular escolar e integrar à proposta pedagógica da escola.
Palavras-chaves: Educação. Escola. Infância. Recreação.
Referência: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 1. Vol. 10 pp. 05- 24.

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MÉTODO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

RESUMO
Atualmente na realidade brasileira há uma intensa luta dos portadores de necessidades especiais, principalmente físicas, para garantir seu direito à igualdade, buscando um ensino com a realidade justa e menos preconceituosa. O professor precisa entender os fatores limitantes de seus alunos, sendo o auxílio na transposição das barreiras que poderão surgir. As crianças especiais devem ser acolhidas no núcleo educacional, pois os centros de ensino são o ambiente inicial onde o ser humano se desenvolve socialmente. Os agentes educadores são primordiais no processo educacional. Por meio de variados métodos adaptados é possível o desenvolvimento de capacidades físicas e psicossociais dos alunos especiais, sendo aprimoradas suas potencialidades na busca por sua autonomia.  O objetivo do estudo é compreender as formas de inclusão de pessoas com necessidades especiais nas aulas de Educação Física do ensino regular. A técnica de revisão de literatura foi utilizada como metodologia, com pesquisa em artigos e trabalhos de conclusão de curso publicados em bases on-line de dados científicos.
Palavras-chaves: Atividade física. Ensino regular. Inclusão.
Referência:  Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1. Vol. 9. pp. 235-253, outubro / novembro de 2016.

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